Conheça os benefícios da prática do pilates para os homens

Dr. Fábio Lepper

Ao contrário do que muitos homens pensam, o pilates não é uma atividade física só para as mulheres, é para todos, inclusive os homens. Você sabia que o criador do método era um homem? Joseph Pilates desenvolveu a técnica para ajudar soldados feridos e debilitados durante a Primeira Guerra Mundial.

Alguns dos benefícios proporcionados pela prática são: equilíbrio corporal, flexibilidade, força, tonificação muscular, melhoria do DESEMPENHO SEXUAL, diminuição do estresse e aumento da PERFORMANCE no seu esporte favorito. Ao trabalhar a estabilidade e o fortalecimento do core (abdominais), o pilates reduz as chances de lesão, aumenta a coordenação motora e o equilíbrio.

É importante ressaltar que o treinamento da musculatura do assoalho pélvico, com o pilates, tem papel importante tanto no tratamento quanto na prevenção das disfunções do assoalho pélvico. Com a prática regular se ganha a consciência corporal, sendo esta a responsável por uma boa performance esportiva.

Para quem não sabe, o assoalho pélvico é a única musculatura transversal do corpo humano, responsável pelo suporte dos órgãos abdominais e pélvicos, manutenção da continência urinária e fecal, auxílio no aumento da pressão intra-abdominal, na respiração e na estabilização do tronco.

O trabalho do assoalho pélvico está diretamente ligado à flexibilidade, potencializando o desempenho em movimentos sexuais. Outro benefício é que libera ENDORFINA, que é a responsável pela disposição e o prazer.
O pilates é uma forma INTELIGENTE de realizar exercício, aliviando a dor da coluna, já que fortalece os músculos posturais profundos, aumenta a força e a funcionalidade de todo o corpo.

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente e eleva o espírito.” Joseph Pilates

Então, que tal começar hoje mesmo a cuidar um pouco mais de você?

Texto escrito pela fisioterapeuta  Kelen Sant’Anna – Crefito 92324/F
Pós-graduada em Dor – Albert Einstein Instituto de Ensino e Pesquisa

People photo created by freepik – www.freepik.com

Deixe um comentário