Green Light Laser

Tratamento para HPB
com Laser Verde

Abordagens terapêuticas minimamente invasivas
para Hiperplasia Prostática Benigna.

Laser Green-Light (Terapia da luz verde a laser)

O peso comum para a próstata de homens jovens é de cerca de 20g, mas conforme a idade avança ela pode aumentar e chegar a valores superiores a 100/200g. Este aumento pode ocasionar sintomas como infecções, incontinência urinária, podendo até evoluir para uma insuficiência renal. Portanto, ao primeiro sinal é preciso buscar ajuda médica.

Dentre as formas de se tratar cirurgicamente este crescimento próstata chamado de HPB – Hiperplasia Prostática Benigna, a Vaporização Fotosseletiva da Próstata (PVP) com o Laser Green-Light se destaca por conseguir bons resultados e baixa complicação, favorável inclusive para pacientes com doenças cardiovasculares e trombofilias.

O procedimento utiliza a energia do Laser para remover (vaporizar) o tecido prostático aumentado e dispensa o uso de irrigação com substâncias que podem prejudicar o corpo humano quando aplicadas em grandes quantidades.

Todos esses fatores permitem um procedimento seguro, que pode ressecar/vaporizar o tecido com precisão, evitando lesionar as áreas adjacentes. Isso proporciona também menor chance de impotência sexual e incontinência urinária, uma internação hospitalar menos traumática e mais breve.

AGENDE SUA CONSULTA MÉDICA

Entre em contato pelo Whatsapp (47) 98497-0720 ou pelo formulário.

Quais pacientes são candidatos ao tratamento com Laser Green-Light?

Muitos pacientes são candidatos ao tratamento com Laser Green-light. É importante destacar que a escolha pelo tratamento cirúrgico para HPB (próstata crescida) deve ser uma decisão do paciente com orientação de um médico urologista de confiança. Diversos critérios são considerados, com base nas características individuais do paciente.

Como o tratamento com Green-Light é feito?

O procedimento é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia. O aparelho é introduzido através da uretra até a próstata, com uma fibra que vai transmitir a energia do laser até o tecido prostático. Este procedimento não envolve cortes, e o laser coagula ao mesmo tempo que elimina o tecido, fazendo com que o sangramento seja quase nulo.

O tempo para execução do procedimento varia de acordo com tamanho da próstata, podendo levar mais de 2 horas para casos onde próstata é muito grande. Porém, um dos benefícios do Green Light é que o tempo não aumenta o risco. Como ocorre em procedimentos convencionais que utilizam manitol ou água – como o RTU (Ressecção transuretral de próstata), durante a aplicação do Laser é usado apenas soro fisiológico.

Benefícios do laser Green-Light

  • Menor tempo de internação (em média 1 dia)

  • Tempo de sonda pós operatória mais curto

  • Indicado para pacientes que fazem uso de anticoagulantes e/ou antiagregantes plaquetários

  • Baixo risco de complicações

Resultados

O Laser Green Light (laser Verde) há muitos anos tem se mostrado eficiente no tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). Diversos estudos já comparam seus resultados ao tratamento clássico com ressecção endoscópica da próstata.

Destaca-se o tempo de utilização sonda no pós operatório mais curto comparado aos métodos cirúrgicos tradicionais, sendo geralmente retirada entre 6 a 12 horas pós cirurgia.