Ultrassom de Alta Intensidade

Tratamentos não invasivos
para câncer de próstata

A cirurgia robótica é uma das modalidades cirúrgicas
mais inovadoras da atualidade.

Hifu – Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade

Tratamento para os casos de câncer de próstata pequenos e localizados.

O tratamento não invasivo com HIFU – Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade consiste em destruir através de termo-ablação a parte do tecido prostático que contenha células cancerígenas.

Uma das grandes vantagens deste tratamento é a característica inofensiva das ondas de ultrassom, quando comparada à radioterapia que tem restrições em função da radiação ionizante. Trata-se da mesma tecnologia de ultrassom para diagnóstico ou imagens para exames de gravidez, por exemplo. Neste caso, utilizamos as ondas de alta intensidade para um efeito localizado restrito ao tratamento do câncer. Assim sendo, o tratamento com HIFU pode ser repetido sem aumento drástico de morbidade.

Este tratamento existe no Brasil desde meados de 2011. Com os resultados apresentados, e cada vez mais acessível aos pacientes, a técnica vem ganhando popularidade.

Toda abordagem terapêutica é planejada sob medida de acordo com a anatomia da próstata, características individuais do paciente, suas escolhas e considerando também seu histórico. O médico pode decidir tratar apenas a área de tecidos cancerosos dentro da próstata (tratamento focal) ou a próstata completa (tratamento radical), visando sempre sua qualidade de vida e preservação dos tecidos adjacentes. O procedimento costuma ser realizado com anestesia geral / sedação.

AGENDE SUA CONSULTA MÉDICA

Entre em contato pelo Whatsapp (47) 98497-0720 ou pelo formulário.

Quais pacientes são candidatos ao Hifu?

O HIFU – Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade é indicado para pacientes de câncer de próstata localizado em estágio inicial (de preferência tumores que acometem um dos lobos prostático). Pode ser indicado também para pacientes com recidiva de câncer, que já passaram por tratamentos como radioterapia.

Pacientes com idade avançada e outras comorbidades também são beneficiados por estes procedimentos não invasivos, pois as complicações trans e pós operatórias são menores e a recuperação tende a ser mais rápida e menos traumática, conferindo acima de tudo qualidade de vida ao paciente.

A escolha pelo tratamento sempre deve ser orientada por um médico urologista.

Benefícios do HIFU

  • Menor tempo de procedimento

  • Não há risco de sangramento

  • Alta hospitalar precoce

  • Retorno às atividades diárias em menor tempo

Riscos e Complicações

Nenhuma técnica cirúrgica está livre das complicações trans e pós-operatórias mais comuns como sangramentos, acidentes de punção ou infecções. Técnicas não invasivas como o HIFU – Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade visam oferecer mais segurança, minimizando as situações de risco, já demonstrados e publicados em diversos trabalhos institucionais.

Locais de atendimento para Hifu – Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade

Hospital 9 de Julho – São Paulo